Novas regras para o transplante
de órgãos já estão valendo

Entre as novidades estão o reajuste dos valores pagos aos
procedimentos médicos e os benefícios a pacientes menores de idade

Cláudia Pinho, do R7
Getty ImagesFoto por Getty Images
Governo, médicos e pacientes esperam que as mudanças
contribuam para que as filas de transplante diminuam
As novas normas que regulamentam os transplantes de órgãos estão valendo desde sexta-feira 30, quando foram publicadas no Diário Oficial. A expectativa do governo, médicos e pacientes é que, com essas mudanças, o trâmite legal que envolve todo o processo dos transplantes fique mais fácil e contribua para o aumento de doações de órgãos e para a diminuição das filas de pacientes.

As principais mudanças nas regras de transplantes são:
- Aumento dos valores pagos à equipe envolvida na entrevista com a família do doador, na captação de órgãos e na cirurgia, e nos procedimentos, como consultas antes do transplante, avaliação dos possíveis doadores e cirurgias para a obtenção de tecidos humanos.
- Os doadores que tenham alguma doença transmissível passam a poder doar seus órgãos para pacientes que tenham a mesma enfermidade, desde que seja com o conhecimento e autorização deles.
- A ficha do paciente deverá estar sempre atualizada. Para isso, o atual regulamento traz ajustes para que isso seja feito de maneira automática pela equipe transplantadora.
- Pessoas com idades abaixo de 18 anos passam a ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma idade.
- Crianças e adolescentes passam a ter direito a se inscrever na lista para um transplante de rim antes de entrar na fase terminal da doença renal crônica ou de ter indicação para diálise.
- A doação intervivos de doador não aparentado passa a precisar da autorização de uma comissão de ética formada por funcionários e médicos dos hospitais, antes de passar pela autorização judicial.
- Criação de organizações de procura de órgãos. São equipes que irão atuar em diversos hospitais com o objetivo de facilitar a doação. 

Todas essas mudanças visam melhorar as condições dos transplantes no Brasil, que possuía, até o final do primeiro semestre deste ano, 59.944 pacientes na fila de espera por um órgão. Só à espera de um rim são 31.270 pessoas. De fígado, 4.770, e de coração, 294 pacientes. Dependendo da região e do órgão, a espera pode demorar anos.

O jornalista Reali Jr. aguardou dois anos por um transplante. Diagnosticado com cirrose e câncer de fígado em janeiro de 2007, ele se submeteu, primeiramente, a um tratamento chamado quimioembolização. Nele, o medicamento é aplicado diretamente no tumor.


Policiais suspeitos de executar cinco jovens são presos no PR

Secretário de Segurança comparou ação de PMs à de "bandidos"; eles podem ser julgados pelo crime de homicídio na Justiça comum

Agência Estado

Doze policiais militares foram presos na tarde desta sexta-feira (30), suspeitos de executarem cinco jovens no bairro Alto da Glória, em Curitiba, no último dia 10 de setembro. A prisão foi feita pela Polícia Militar do Paraná ao final da investigação instaurada pelo Comando do Policiamento do município, segundo informa a AEN (Agência Estadual de Notícias), órgão de comunicação do governo do Paraná.

O pedido de prisão foi dirigido a 13 policiais, mas até esta sexta-feira só 12 estavam detidos. Segundo as investigações, no dia 10 de setembro, equipes do 20º BPM localizaram um carro furtado com cinco pessoas e iniciaram uma perseguição. Quando estavam na Rua Nicolau Maeder, no bairro Alto Glória, bateram o carro. De acordo com o inquérito policial militar, os cinco jovens estavam feridos, teriam se rendido aos policiais que os algemaram e os colocaram na viatura. 

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, disse que a atitude dos policiais suspeitos se assemelha a de "bandidos".

- As provas colhidas durante a investigação demonstram indícios muito fortes de que houve execução contrariando a primeira versão dos policiais. Isso é uma atitude de bandidos e não de policiais por isso estão sendo investigados pelo Ministério Público para que possam responder também pelo crime de homicídio na Justiça comum".

No dia do episódio, o secretário solicitou ao Ministério Público o acompanhamento das investigações. 

- Foi por conta deste fato que já desconfiávamos que proibimos o transporte de vítimas feridas por policiais em viaturas.


Preso idoso acusado de molestar a afilhada de 10 anos

Criança passou por exames no Instituto Médico Legal de Nova Iguaçu

Do R7, no Rio

Um idoso de 63 anos foi preso na tarde deste sábado (31) acusado de moletar sua afilhada, uma menina de 10 anos. A criança passou por exames no IML (Instituto Médico Legal) de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

De acordo com policiais do batalhão de São João de Meriti, o idoso confessou o crime na 54° Delegacia de Polícia, em Belford Roxo.


Prefeitura do Rio reboca 105 veículos neste sábado

A operação choque de ordem vai continuar amanhã e segunda-feira

Do R7, no Rio

    A Seop (Secretaria Especial da Ordem Pública) realizou, neste sábado (31), uma operação choque de ordem para coibir estacionamento irregular na orla do Rio. Ao todo, 105 veículos foram rebocados em bairros como Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha e Grumari.


Na operação foram usados 18 reboques. A fiscalização continuará domingo (1) e segunda-feira (2).


Morrem as siamesas peruanas que não podiam ser separadas

AFP

As siamesas Ruth e Milagros Guenac, nascidas na terça-feira passada no Peu, morreram na noite desta sexta no Instituto de Saúde da Criança.

Segundo exames divulgados esta semana, as duas meninas não poderiam ser separadas, informou o diretor do Instituto Materno Perinatal de Lima, Pedro Mascaro, explicando que os bebês compartilham órgãos vitais.

A tomografia comprovou que Milagros e Ruth tinham em comum o coração, o fígado e os intestinos, tornando impraticável uma cirurgia para separá-las.

Há nove anos, duas siamesas peruanas, que também compartilhavam o fígado e o coração, foram levadas a Palermo (Itália), onde foram submetidas a uma cirurgia para separá-las, mas ambas morreram.


Última Mega-Sena do ano pode pagar o maior prêmio da história

Prêmio máximo de um concurso foi pouco mais de R$ 50 milhões

Agência EstadoAgência Estado
 

A Caixa Econômica Federal promete pagar pelo menos R$ 80 milhões no dia 31 de dezembro, quando ocorre último concurso do ano, apelidado de "Mega-Sena da Virada". Hoje, a instituição anunciou mudanças nas regras da loteria, que permitirão aumentar o prêmio e, mesmo que não houver um acertador das seis dezenas sorteadas, o valor vai ser pago para quem acertar mais dezenas. 

 

Com as alterações, a Caixa espera quase dobrar o prêmio do último concurso do ano. A expectativa atual é de R$ 80 milhões, mas há possibilidade de que o valor seja ainda maior e possa atingir pela primeira vez na história a casa da centena de milhões.

No ano passado, a Mega-Sena da Virada teve prêmio de R$ 45 milhões, e o máximo que a Mega Sena já pagou na história foi pouco mais de R$ 50 milhões.

Esse aumento será possível, porque a parcela do prêmio que é destinado a quem acerta seis dezenas vai subir de 35% para 62% do total. Além disso, 5% de todos os concursos realizados durante o ano serão reservados para reforçar ainda mais o prêmio do sorteio de 31 de dezembro.

Em 2008, quando a Mega-Sena da Virada estreou, nenhum dos apostadores acertou seis dezenas. Em 2009, a situação não vai se repetir. Mesmo que nenhum cartão acerte os seis números, o prêmio vai ser pago para quem fizer mais números. Assim, o valor será dividido entre os que fizerem cinco dezenas. Se também não houver acertador nessa faixa, a bolada será paga aos que acertarem quatro números.

Outra novidade é que as apostas para o último concurso do ano poderão ser feitas com até dois meses de antecedência. A Caixa vai liberar as apostas para o último concurso do ano em 3 de novembro. O preço desse concurso especial será igual a dos demais concursos, de R$ 2.


Anac, TAM, Infraero e Airbus cometeram 83 erros no acidente do voo 3054

Relatório aponta problemas desde a estrutura da pista até a formação de pilotos

Josie Jeronimo, Do R7 em Brasília

A Comissão de Investigação da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) encontrou 83 problemas de estrutura, regras de uso de pista e conservação de aeroportos, atuação e formação de pilotos e tripulantes. Os erros que contribuíram para o acidente do voo 3054 em 2007 envolvem a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), TAM, Infraero e Airbus. 

De todas as empresas e órgãos da listagem e recomendações da Cenipa, apenas a Airbus não respondeu às determinações da entidade brasileira responsável pela prevenção de acidentes aéreos. O relatório traz críticas contra o funcionamento da aeronave da TAM. Testes realizados por 70 profissionais para simular o acidente mostraram que existe deficiência no sistema do Airbus, pois a aeronave não emite nenhum tipo de aviso quando os manetes estão em posição incorreta, acionando aceleração em vez de freio.

Além dos manetes, as aeronaves contam com pelo menos outros três sistemas de freio. Se o sistema funcionasse da maneira correta, mesmo se o piloto errasse a posição das manetes, a aeronave deveria "entender" que o piloto queria frear e não acelerar.

De acordo com o Cenipa, a Airbus informou que esperaria a divulgação do relatório final para atender às recomendações ditadas pela comissão de investigação. Depois do acidente, a Airbus teria instalado sistema de alarme para posições divergentes dos manetes.

Pilotos da aeronáutica usaram aparelho para simular tentativa de pouso de uma aeronave semelhante ao avião da TAM com os manetes invertidos na posição acelerar e pousar em uma pista do tamanho de Congonhas. Em pista seca, o avião foi pousado mesmo com as manetes em posição errada. Mas quando simularam chuva ocorreu o mesmo escape do avião da TAM.

A Airbus rejeita hipótese de falha mecânica nas manetes e informa que a hipótese de erro é de uma para 400 trilhões de horas de voo. As aeronaves Airbus, no entanto, tem no máximo 100 milhões de horas de voo.

O relatório do Cenipa servirá de base para investigação do Ministério Público de São Paulo sobre a responsabilidade do acidente.


Danilo Gentili é preso durante reportagem para o CQC

Ele declarou no Twitter que ficou quatro horas detido em delegacia na cidade Assis

Cléo Francisco, do R7
DivulgaçãoFoto por Divulgação
Humorista diz em Twitter que foi algemado e ficou quatro horas detido

O humorista Danilo Gentili comentou há poucos minutos, pelo Twitter, que foi preso.

- Acabei de chegar da delegacia. Fui algemado enquanto fazia uma matéria pro CQC em Assis. Fiquei umas quatro horas lá.

Por e-mail, ele detalhou ao R7  o que aconteceu durante a matéria.

- O que rolou foi que estava fazendo uma matéria sob disfarce, a respeito da tolerância zero, que tem como base um artigo que considera vadiagem contravenção. Saí disfarçado de mendigo para ver a reação das pessoas e tentar encontrar alguém que também já passou por isso. A policia chegou, me abordou, fui detido e encaminhado para delegacia.


                                  Flamengo Flamengo 1 X 0 Santos Santos

Sáb, 31/10/2009, 18h:30 Maracanã, Rio de Janeiro, RJ

 

Bruno defende dois pênaltis, Adriano marca, e Flamengo vence o Santos

Mais de 80 mil rubro-negros estiveram no Maracanã. Time carioca dorme na terceira colocação do Campeonato Brasileiro

  AGÊNCIA O GLOBO

                                                                                  Adriano comemora o gol da vitória

Por duas vezes, Paulo Henrique Ganso teve a chance, em cobranças de pênalti, de estragar a festa dos 80 mil rubro-negros presentes ao Maracanã. Em ambas, porém, encontrou uma muralha no caminho: Bruno. O goleiro virou herói da sofrida vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos, na noite deste sábado.

O gol que garantiu o triunfo foi marcado por Adriano, no início do primeiro tempo. O resultado deixa o time carioca no G-4, pelo menos até o fim da rodada de domingo. O Fla dorme na terceira colocação, com 54 pontos. Com quase nada a perder ou ganhar no campeonato, o Santos está em 13º lugar, com 43 pontos.

Cabeçada imperial

Um mosaico reproduzindo o segundo uniforme do time iniciou a noite nas arquibancadas. Excessivamente recuado, o Santos chamou os mandantes para o jogo e tomou um castigo instantâneo. Os parceiros de quarto, Léo Moura e Adriano, colocaram em prática as jogadas ensaiadas nos treinos. O lateral cruzou, e o Imperador cabeceou colocado, no canto esquerdo de Felipe, aos seis minutos, para abrir o placar.

Em uma das raras tentativas dos paulistas no início do jogo, Aírton puxou Adaílton na área. O árbitro pernambucano Nielson Dias assinalou pênalti, aos 20. Paulo Henrique Ganso cobrou no canto esquerdo. Bruno saltou e defendeu sem dar rebote. A torcida foi ao delírio.

A correria de Zé Roberto e Willians contrastava com o desinteresse de alguns jogadores santistas. Dúvida até a véspera da partida, Petkovic teve atuação discreta no primeiro tempo. No melhor lance, cobrou falta lateral e Felipe espalmou.

Bruno, de novo, vira mago nos pênaltis

No segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo trocou duas peças. Saíram Triguinho e Rodrigo Mancha e entraram Léo e Felipe Azevedo, respectivamente. O time melhorou e jogou o tédio para escanteio. Felipe Azevedo chutou de fora da área e assustou Bruno. O mesmo jogador driblou dois rubro-negros e quase empatou, aos dez. A bola passou rente à trave direita.

Em um hiato entre os lances de perigo dos paulistas, Adriano arrancou quase do meio-campo, entrou na área, mas bateu em cima de Felipe, que salvou com a perna esquerda. Em outra oportunidade semelhante, aos 17, o camisa 10 rubro-negro recebeu lindo passe de Aírton, avançou e chutou muito forte na trave direita de Felipe.

O segundo gol de Adriano insistiu em não sair. Aos 19, a bola sobrou para ele dentro da pequena área, mas o goleiro salvou de novo ao se esticar e chutar a bola pela linhda de fundo.

Quando a partida parecia controlada, o árbitro pernambucano deu outro pênalti. Dessa vez de Álvaro em André (as imagens da TV não mostram se houve a falta ou não). Novamente Paulo Henrique Ganso assumiu a responsabilidade. Ele cobrou no meio, e Bruno esticou os pés para salvar. Mesmo eufórica pela nova defesa, a torcida virou-se contra o árbitro.
Esse foi o quarto pênalti consecutivo contra o Flamengo desperdiçado. Os outros foram na partida contra o Palmeiras (Vagner Love chutou para fora) e no clássico contra o Botafogo (Bruno espalmou a finalização de Lucio Flavio).

Madson, aos 38, fez ótima jogada pela ponta esquerda e cruzou para a área. Com o gol aberto, André se esticou, mas não alcançou. No fim, apesar da vitória, a torcida, em vez de comemorar, preferiu ofender o árbitro Nielson Dias.

Na próxima rodada, o Flamengo visita o Atlético-MG, domingo, no Mineirão. Um dia antes o Santos recebe o Náutico, na Vila Belmiro.


Ladrões são identificados por pintura no rosto com caneta permanente

Dupla foi vista por vizinha tentando invadir casa.
Caso ocorreu na cidade americana de Carroll, Iowa.
Do G1, em São Paulo

 

 

  Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Matthew Allan McNelly e Joey Lee Miller foram presos na segunda-feira. (Foto: Divulgação)

Dois suspeitos de tentar assaltar um apartamento em Carroll, no estado americano de Iowa, foram identificados rapidamente pela polícia em função de um disfarce pouco comum.

 

Antes do crime, a dupla pintou o rosto com caneta permanente preta, de acordo com reportagem do jornal "Daily Times Herald".

Matthew Allan McNelly, de 23 anos, e Joey Lee Miller, de 20, foram presos na última sexta-feira, depois de tentarem entrar em uma residência. Segundo o jornal, uma vizinha teria visto os dois fugirem em um carro grande e branco.

Momentos depois, os policiais viram um veículo suspeito. Ao abordar os ocupantes, tiveram certeza de que se tratavam dos bandidos ao ver que os dois estavam com riscos pretos no rosto. A dupla foi presa por tentativa de roubo. McNelly ainda vai responder por dirigir sob efeito de álcool.